quarta-feira, 20 de abril de 2011

O colapso do czarismo - 8ª série

Membro da Tríplice Entente, juntamente com a Inglaterra e a França, a Rússia lutou contra a Alemanha e a Áustria-Hungria durante a Primeira Guerra Mundial, visando a conquistas territoriais. A guerra, porém, agravou as contradições sociais e políticas internas.
As sucessivas dierrotas da Rússia diante do poderio militar alemão, pelas quais o czar foi responsabilizado, foram acompanhadas de deserções em massa de soldados da frente de batalha, favorecendo a organização das oposições que se preparavam para a insurreição.
No final de 1916, após a conquista de boa parte de seu território pelos alemães, a Rússia estava militarmente aniquilida e economicamente desorganizada. Sua população convivia com o desabastecimento e a escassez de gêneros básicos. Em fevereiro de 1917, os trabalhadores fizeram várias greves e manifestações, apoiadas por motins de soldados e marinheiros, o que acabou por gerar a deposição de Nicolau II. ( DORIGO, Gianpaolo e VICENTINO, Cláudio. Historia Geral e do Brasil. Ed. Scipione)

Nenhum comentário:

Postar um comentário