quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Historia: processo vivido

As lutas e os sonhos, as alegrias e as tristezas de uma pessoa ou grupo social fazem parte de sua historia.
Assim, o conjunto dos acontecimentos e experiências que ocorrem no dia-a-dia, tanto de uma pessoa quanto de um grupo, pode ser chamado de historia vivida. Essa historia pode constituir uma memória (recordações), individual ou coletiva, dos sujeitos que a viveram.
Gilberto Cotrim

8 comentários:

  1. Integrantes do grupo: Matheus Cosme,Lucas Victor, hugo,damiel montandon, wesley,maxwells.

    Sim ela pode constituir uma memória
    coletiva. Dos participantes que formam
    um grupo ou uma comunidade mais para esse grupo ser uma memória vivi ele tem que si esforça bastanrte não só o grupo todos tem que fazer seu papel

    ResponderExcluir
  2. Integrantes do grupo: maria vitoria, jennifer, juliana, camila, natalia, sophia.


    A historia de nossa vida, deve ser escrita com dignidade e felicidade. Para que quando chegarmos na terceira idade possamos recordar das coisas boas que fizemos em nossas vidas e nao se arrepender e ter que dizer que poderia ser melhor!
    Devemos contruir amizades eternas, amores que deixaram saudades, amar a familia para que nos dê vontade de ir visita-la em horas espontaneas!
    Enfim...ser feliz em qualquer situaçao e acima de qualquer coisa que possa nos tira-la

    Maria Vitoria serie:6°A Grupo N° 5

    ResponderExcluir
  3. Integrantes do grupo:Ana beatriz , Ana isabel,lorrane , gabriela , karla.

    Quem pensa que índio é tudo igual, está muito enganado. Entre as sociedades indígenas, existe uma incrível variedade de culturas, modos de vida, costumes, línguas, rituais. E na época do descobrimento essa variedade era muito maior.
    Hoje em dia, a maior parte dos índios vive em reservas indígenas, que são áreas demarcadas e protegidas pelo governo. E os índios têm direitos sobre "as terras que tradicionalmente ocupam".

    grupo:2 6ªC

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Integrantes do grupo: Amanda, Isabella, Suellen, Victória, Lorena, Manuela, Júlia e Thaynara .

    Tema: Os problemas dos índios brasileiros na atualidade.

    Falar da educação dos índios nos dias atuais requer uma breve análise histórica deste povo. Precisamos reconhecer que nesses 508 anos, os povos indígenas têm sito destruídos, mortos, perseguidos e marginalizados pelos civilizados. Mesmo com toda Política de proteção e leis preocupadas pela qualidade de vida dos índios, estamos longe de um tratamento digno e justo àqueles que foram os primeiros habitantes desta terra, portanto os donos originais da mesma. Se este é um povo que vem perdendo sua identidade, sua cultura e costumes, sua história e a própria vida, pois várias foram as tribos dizimadas por doenças levadas por homem branco, também a educação teve seu processo e seus propósitos alterados e ajustados as necessidades de cada tribo.

    Turma:6ªC

    ResponderExcluir
  6. INTEGRANTES DO GRUPO: Bárbara, Gabriel G, Marcela, Natalia e Suzana.

    OS PROBLEMAS DOS ÍNDIOS BRASILEIROS NA ATUALIDADE

    Hoje, dos problemas básicos na convivência do índio na sociedade brasileira, o maior problema é a ausência de ética e dignidade no tratamento que lhes é dispensado. É em decorrência disso que ocorrem massacres, etnocídio, grilagem de suas terras, desleixo na assistência desvia de recursos, abuso do índio em narcotráfico, vícios inclusive com drogas e a posse da terra. A constituição brasileira garante aos índios as terras tradicionalmente ocupadas e necessárias a sobrevivência e preservação de sua cultura. Entretanto, quase metade deles ainda não tem esse direito na prática. O segundo grande problema é o assistencialismo e paternalismo que está levando o índio à miséria e a falta de escolas.

    TURMA: 6ª C

    ResponderExcluir
  7. 6ª A Grupo 2
    Precisamos reconhecer que nesses 508 anos, os povos indígenas têm sito destruídos, mortos, perseguidos e marginalizados pelos civilizados. Mesmo com toda Política de proteção e leis preocupadas pela qualidade de vida dos índios, estamos longe de um tratamento digno e justo àqueles que foram os primeiros habitantes desta terra, portanto os donos originais da mesma.

    ResponderExcluir
  8. 6ª B

    e acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira. Este dado considera apenas aqueles que vivem em aldeias. Há, contudo, estimativas de que existam 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.

    A população indígena no País vem aumentando de forma contínua, a uma taxa de crescimento de 3,5% ao ano

    ResponderExcluir