quarta-feira, 20 de abril de 2011

Contrabando inglês - 7ª série

Desde o século XVIII, havia um intenso contrabando de produtos ingleses para a América espanhola. Os contrabandistas da França e da Holanda faziam companhia aos ingleses. Lucravam bastante com o comércio ilegal. É por isso que se dizia, na época, que a Espanha era a dona da vaca, mas quem bebia o leite era o restante da Europa.
Os colonos e os comerciantes europeus sabiam que esse comércio seria muito mais intenso depois que o pacto colonial fosse extinto. Claro, a independência seria um bom negócio para os dois lados. Só não seria vantajoso para a Espanha, é lógico. (SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica - 7ª série. Ed. Nova Geração)

Para pensar historicamente - espaço e tempo

O espaço e o tempo são dois elementos importantes no conhecimento histórico. Assim, pensar historicamente significa, entre outras coisas, localizar fatos no tempo e no espaço.
Considere que a concepção de tempo que usamos hoje e que explica a evolução dos primeiros grupos humanos não é necessariamente a concepção que esses grupos adotavam. Ao se "transportar" mentalmente para o passado e para lugares muito diferentes daquele em que você vive, é importante lembrar que, além das diferenças no tempo e no espaço, existem diferenças na maneira de ver, organizar e sentir o mundo.
Além disso, lembre-se que a história é escrita e construída com base em diferentes versões e fontes. Como todo conhecimento científico, o que sabemos é válido enquanto não for refutado por novos estudos, novas descobertas e teorias. (DORIGO, Gianpaolo e VICENTINO, Cláudio. Historia Geral e do Brasil. Ed. Scipione)

O colapso do czarismo - 8ª série

Membro da Tríplice Entente, juntamente com a Inglaterra e a França, a Rússia lutou contra a Alemanha e a Áustria-Hungria durante a Primeira Guerra Mundial, visando a conquistas territoriais. A guerra, porém, agravou as contradições sociais e políticas internas.
As sucessivas dierrotas da Rússia diante do poderio militar alemão, pelas quais o czar foi responsabilizado, foram acompanhadas de deserções em massa de soldados da frente de batalha, favorecendo a organização das oposições que se preparavam para a insurreição.
No final de 1916, após a conquista de boa parte de seu território pelos alemães, a Rússia estava militarmente aniquilida e economicamente desorganizada. Sua população convivia com o desabastecimento e a escassez de gêneros básicos. Em fevereiro de 1917, os trabalhadores fizeram várias greves e manifestações, apoiadas por motins de soldados e marinheiros, o que acabou por gerar a deposição de Nicolau II. ( DORIGO, Gianpaolo e VICENTINO, Cláudio. Historia Geral e do Brasil. Ed. Scipione)

Estamos de volta

Olá, vamos retomar as atividades do nosso blog? Desejo que neste ano possamos interagir e compartilhar deste mundo virtual, tornando nossas atividades mais interessantes. Conto com cada um de vocês.
Beijos
Professora Adriana Morais